Brigada de Segurança

Nossa Brigada de Segurança oferece à sociedade a condição de resgatar valores como a construção da solidariedade, da tolerância, da auto confiança e da responsabilidade levando à prática da boa cidadania e do voluntariado. Através das oficinas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, defesa pessoal para damas e cavalheiros, técnicas e noções de segurança e noções básicas de sobrevivência na selva, além de atividades como trilhas ecológicas, rapel e outras.

Baseia-se numa filosofia ativa na qual o respeito à natureza, a capacidade de superação dos limites e a busca da honra e da dignidade são metas de vida buscadas pelo brigadista filósofo. Esta é a base da formação filosófica dos voluntários da Nova Acrópole.

Seguem algumas imagens de práticas relacionadas às oficinas:

            A Brigada de Segurança realizou no Parque Ambiental de Belém, Utinga, o passeio ecológico pela Trilha do Macaco, além da equipe da brigada participaram os Alunos de Janos.
Trilha Ecológica no Utinga

 Se Aventurando no Rapel

Sobre o Voluntariado

A palavra voluntário tem origem do termo latino voluntas que significa vontade que é o poder que todo ser humano tem de decidir atuar em benefício dos demais sem querer receber nada em troca. Nova Acrópole nasce de arraigado compromisso com os problemas e necessidades do nosso tempo. O voluntariado é a natural expressão de um espírito de unidade com a vida e com a humanidade, e se manifesta em praticas como o inegoismo, o compromisso e a busca do bem comum.

 

Espaço do Herói 

Hércules

 Hércules e o`Símbolo do Leão           Hércules e o simbolismo da espada e do leão.

A espada sempre foi uma das principais armas usadas pelo mito do Herói. Hércules a recebe do Deus Hermes e dentro do mito representa uma das virtudes do Homem, a Vontade. Esta força que faz com que o homem decida viver sempre em função de valores humanos, é o poder que há dentro do homem que o faz viver uma vida altruísta e espiritual, após a destruição do egoísmo materialista. É símbolo da justiça significando o que separa o bem do mal, a virtude dos vícios. É o Homem Rei que pelo um Ideal espiritual vive pela justiça e pela Verdade. Sua verticalidade guia o herói a lutar por ideias nobres.

O leão sendo um símbolo solar representa o Homem Sol aquele que em doze ocasiões é luz dominando as trevas, o dia vencendo a noite, é o símbolo do homem que supera o seu lado sombrio para poder oferecer aos outros a luz da justiça, beleza e bondade. Hércules se cobre com a pele do leão de Neméia que era instransponível, símbolo do domínio dos instintos e emoções animais sobrepujada pela alma humana. O homem que vive por valores espirituais se torna invencível, assim como Hércules com o manto do leão.

Frase da Semana:

“Não há maior crime que matar  um sonho, nem maior virtude que realizá-lo”. Jorge Angel Livraga.

– Sonhar com a possibilidade de se construir todo os dias,  forjando-se um homem novo e melhor, mais justo, honrado, valoroso, corajoso e generoso, é o sonho de todo o homem que sonha ser um Herói. Deixar-se dominar pelo egoísmo, ganância pessoal, raiva, por todo vício interesseiro e vulgar que destrói a amizade verdadeira e o sentimento de fraternidade é o pior pessadelo daquele que sonha melhorar a si mesmo e ao mundo.

  • Todas as atividades desta instituição são realizadas por voluntários.

Horário: Às segundas-feiras de 19h às 20h

OBS: Esta oficina é uma atividade gratuita proporcionada aos alunos do curso de Filosofia da Nova Acrópole.

 

email

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/novacropolebelem/www/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273